fbpx

da comur para o mundo

As enguias da Comur continuam a ser consideradas uma das iguarias mais especiais que Portugal tem para revelar ao mundo. Mas a Comur não é apenas enguias e apresenta-se ao mundo de uma forma original que vale a pena conhecer.

do mar para a lata e da lata para o mundo

As 21 lojas da Comur em todo o país, nas quais se integram também as lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e a Fábrica das Enguias, são o auge de uma história, agora recontada em cada conceito e em cada conserva, de forma original, que nos confere o privilégio de, todos os dias, podermos contar a nossa história a milhares de pessoas.

tributo a portugal

Ora numa viagem ao mundo envolta num mar de cor, luz, som e fantasia das lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, ora numa ode à literatura e ao conhecimento através dos livros que homenageamos nas lojas da Biblioteca Conserveira, merece igual destaque a presença ornamental da serralharia que enaltece a tradição portuguesa na arte do ferro e a ousadia de uma loja dedicada à origem da Comur – Fábrica das Enguias. Num universo que funde, no mesmo espaço, tradição e modernidade, em todas elas há um denominador comum: a partilha de saberes e de sabores verdadeiramente portugueses que viajam em cada lata para os quatro cantos do mundo.

sardinha
o prodígio do atlântico

A rainha de todos os peixes – a sardinha Portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono, desde há muitos anos nos meses de Verão, ostentando a sua coroa por todo o país. Mas nas lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a soberana reina todo o ano.

E que melhor homenagem lhe poderia ser feita, senão através da fantasia do maravilhoso mundo do circo, também ele nobre e popular, estabelecendo o paralelismo com a extraordinária nobreza popular da sardinha?

Outrora uma indústria com rótulos muito festivos e com motivos coloridos e animados que se foram perdendo pelo caminho dando lugar a monótonos rótulos, as latas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa recuperam e dignificam esse passado colorido e feliz da indústria conserveira. Plenas de cor e fantasia, nas latas de sardinhas constam os anos desde 1916 até à atualidade, assinalando uma efeméride e o nascimento das personalidades mais relevantes desse ano.

ouro português

É nas seis lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa que a joia da coroa se impõe, exultante e orgulhosa da sua condição. Em cada uma das lojas em Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Sintra, 140 gramas de puro sabor a Portugal exibem-se em latas de conservas, revisitando o último século da história de Portugal e do mundo, numa simultânea homenagem à indústria conserveira portuguesa.

coleção cidades

As doze cidades ou regiões onde a Comur tem as suas lojas ganharam um novo encanto. Açores, Algarve, Aveiro, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Lisboa, Madeira, Óbidos, Porto e Sintra estão agora figuradas em belíssimas ilustrações em latas de conservas que destacam os elementos mais representativos de cada cidade, com o delicioso sabor do bacalhau assado da Comur, transversal a toda a coleção, não fosse o bacalhau um ícone maior da gastronomia portuguesa.  

Uma coleção para viajar pelas cidades portuguesas… e para saborear!

conservas - 45 receitas numa viagem ao mundo

As conservas podem servir para elaborar muitos pratos, assim a nossa imaginação o permita, muito para além do delicioso que já é poder saboreá-las diretamente da lata.

O livro de receitas “Conservas – 45 receitas numa viagem ao mundo” da autoria da foodblogger Chiara Caprettini para a Comur, evidencia justamente a versatilidade das conservas, numa volta ao mundo, através de 45 receitas inspiradas na cultura gastronómica de países dos 5 continentes. De receitas mais simples a receitas mais elaboradas, todas são deliciosas e em todas o protagonista são as nossas conservas.

Da tradicional Cataplana portuguesa com uma seleção de conservas diversas, ao primaveril Waterzooi belga com enguias fumadas, ao aconchego de uma Taramosalata grega com ovas de bacalhau ou uma italianíssima Pizza com mexilhão, as páginas do livro convidam a uma viagem pelos sabores de outros continentes também: uma colorida moqueca brasileira com corvina, uma deliciosa tosta americana com atum, os aprazíveis Spring Rolls chineses com salmão fumado ou o delicado Ramen japonês com enguias… perca-se pelos sabores do mar nesta epopeia gastronómica!

Compre o livro aqui