da comur para o mundo

As enguias da Comur continuam a ser consideradas uma das iguarias mais especiais que Portugal tem para revelar ao mundo. Mas a Comur não é apenas enguias e apresenta-se ao mundo de uma forma original que vale a pena conhecer.

do mar para a lata e da lata para o mundo

As vinte e duas lojas da Comur em todo o país, nas quais se integram também as lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa e a Fábrica das Enguias, são o auge de uma história, agora recontada em cada conceito e em cada conserva, de forma original, que nos confere o privilégio de todos os dias, podermos contar a nossa história a milhares de pessoas.

tributo a portugal

Ora numa viagem ao mundo envolta num mar de cor, luz, som e fantasia das lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, ora numa ode à literatura e ao conhecimento através dos livros que homenageamos nas lojas da Biblioteca Conserveira, merece igual destaque a presença ornamental da serralharia que enaltece a tradição portuguesa na arte do ferro e a ousadia de uma loja dedicada à origem da Comur – Fábrica das Enguias. Num universo que funde, no mesmo espaço, tradição e modernidade, em todas elas há um denominador comum: a partilha de saberes e de sabores verdadeiramente portugueses que viajam em cada lata para os quatro cantos do mundo.

sardinha
o prodígio do atlântico

A rainha de todos os peixes – a sardinha Portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono, desde há muitos anos nos meses de Verão, ostentando a sua coroa por todo o país. Mas nas lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a soberana reina todo o ano.

E que melhor homenagem lhe poderia ser feita, senão através da fantasia do maravilhoso mundo do circo, também ele nobre e popular, estabelecendo o paralelismo com a extraordinária nobreza popular da sardinha?

Outrora uma indústria com rótulos muito festivos e com motivos coloridos e animados que se foram perdendo pelo caminho dando lugar a monótonos rótulos, as latas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa recuperam e dignificam esse passado colorido e feliz da indústria conserveira. Plenas de cor e fantasia, nas latas de sardinhas constam os anos desde 1916 até à atualidade, assinalando uma efeméride e o nascimento das personalidades mais relevantes desse ano.

ouro português

É nas seis lojas d’O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa que a joia da coroa se impõe, exultante e orgulhosa da sua condição. Em cada uma das lojas em Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Sintra, 140 gramas de puro sabor a Portugal exibem-se em latas de conservas, revisitando o último século da história de Portugal e do mundo, numa simultânea homenagem à indústria conserveira portuguesa.