A degradação do ambiente marinho devido às atividades humanas ficou comprovada pela primeira vez a nível mundial com a realização do 1.º Estudo sobre o Estado dos Oceanos (UN First World Ocean Assessment-WOA), desenvolvido pelas Nações Unidas (2002-2015), que contou com a colaboração de cerca de 770 especialistas de 76 países.

Frente ao cenário preocupante reportado pelos cientistas, a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) preparou e submeteu uma proposta às Nações Unidas no final de 2017 para a criação da Década das Ciências do Oceano 2021-2030, alinhada com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em particular o ODS 14. (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – «Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos»).

Assim, a The Ocean Decade irá mobilizar recursos e inovação tecnológica na ciência dos oceanos de forma a disponibilizar os principais resultados para a sociedade nas seguintes áreas:
– um oceano limpo – fontes de poluição identificadas e removidas
– um oceano saudável e resiliente – mapeamento e proteção de ecossistemas marinhos
– um oceano previsível – capacidade de entender as condições atuais e futuras dos oceanos
– um oceano seguro – proteção das pessoas contra os perigos dos oceanos
– um oceano sustentável e produtivo – assegurar a garantia de fornecimento de alimentos
– um oceano transparente – acesso livre e global a dados, informação e tecnologias.

A The Ocean Decade irá criar uma aliança global entre cientistas experientes e jovens profissionais, bem como entre governos, empresas privadas, fundações e a sociedade civil, partilhando o conhecimento dos oceanos e potenciando uma ação conjunta para o uso dos seus recursos de forma sustentável.

A ideia é motivar as gerações mais jovens e encorajá-las a terem uma participação ativa neste processo. A promoção da Literacia do Oceano, da capacitação dos países com maiores carências e o acesso à informação a todos os níveis é um passo fundamental nesta direção.

 

A The Ocean Decade será uma oportunidade única para que todas as nações trabalhem juntas para gerar globalmente a ciência sobre os oceanos necessária para suportar um desenvolvimento e uso sustentável dos oceanos.

Parceria institucional CCOceanos & Comur – Conserveira de Portugal

Os oceanos são a fonte de inspiração do Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos e também o palco de atuação na pesca sustentável da Comur – Conserveira de Portugal e nesta sinergia surge a parceria institucional que ora se inicia visando proporcionar ao grande público o acesso ao conhecimento sobre os oceanos.

Assim, a jornalista náutica, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos irá apresentar todos os meses neste portal um novo artigo sobre temas relacionados com os oceanos, em especial no âmbito da The Ocean Decade – UNESCO-COI.

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos é uma série de palestras LiveStream a apresentar informação atualizada acerca dos oceanos, interligando os países de Língua Portuguesa e tornando Portugal num centro de partilha de conhecimento dos oceanos.

O CCOceanos já conta com 19 Palestras LiveStream realizadas, reunindo mais de 60 oradores com diversos backgrounds profissionais.

Os vídeos estão disponíveis na Videoteca CCOceanos Palestras no YouTube.

https://www.youtube.com/channel/UCWgmZPXDwEFm8Ns8qVZA-hQ/videos
https://ccoceanos.wixsite.com/ccoceanos

Share on facebook
Share on linkedin

Produtos Relacionados

Receitas Relacionadas